As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

quinta-feira, julho 30, 2009

Ruta del Cares


No segundo quartel do século passado, foi decidido construir um tunel de água (uma levada, no fundo) que permitisse abastecer uma pequena central hidro-eléctrica no meio dos Picos da Europa, aproveitando o desnível de um pequeno rio numa garganta que ali existia. Uns anos depois, devido a questões relacionadas com a manutenção difícil, foi tomada a decisão de construir um caminho que acompanhasse e permitisse o rápido acesso a essa levada. Foi assim que nasceu a Ruta del Cares.





Esta rota tornou-se, na actualidade, o mais percorrido percurso de caminhada de Espanha! E pude comprová-lo ao vivo na passada terça-feira, quando tive oportunidade de o percorrer de Poncebos a Cain e volta - a quantidade de pessoas é impressionante! É realmente impossível ficar mais de 5 segundos sem avistar outra pessoa a menos de 50 metros.








O que, vendo bem, é natural. Apesar de ser um desafio forte (são 12 kms), não é impossível (àparte o início, não há grandes subidas), e a beleza cénica vale por si só. Ficam algumas imagens (que não passam o calor de mais de 25º de temperatura)...