As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, maio 02, 2010

Espaço, um luxo

Na entrevista ao jornalista-escritor que menciono mais abaixo (sim nao me lembro do nome...) ele fez-me ver uma questão em que nunca pensei.

Na realidade, nos, ocidentais, estamos muito habituados a um autentico luxo - espaço. O espaço que nos permite a nossa privacidade. Aqueles metros quadrados continuamente a nossa volta que criam a nossa zona de conforto. O escritor dizia que se apercebeu disso da pior forma, quando passou 15 dias nas Filipinas, a viajar nas classes económicas dos ferries, a adormecer todas as noites com a cabeça a escassos centímetros de uma perna filipina, depois de um dia de cotoveladas, encontroes e simples encostos de pele com dezenas de pessoas.

A mim, que sinto sempre tanta necessidade do meu espaço, parece-me um bem de primeira necessidade. Mas, para os milhões que vivem em cidades sobrelotadas, sujeitos a movimentar-se permanentemente encostados a alguém, a respirar outra pessoa, a ausência do seu espaço e apenas um habito. Quando me ponho na pele dessas pessoas, dou por mim a pensar quanto estaria disposto a pagar por essa privacidade - e redescubro que vivemos mesmo numa parte rica do Mundo, que temos privilégios simples com que os outros apenas sonham.


-- enviado de dispositivo móvel