As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

sexta-feira, maio 13, 2011

Luna Run


Ontem participei num magnífico evento patrocinado pela Nike. Uma corrida, a combinar orientação, pelas ruas de Lisboa, à noite.

É algo que está a acontecer às quintas-feiras, com início às 20h30, do... Largo de Camões! E, acreditem, é um acontecimento único ter 300 ou 400 pessoas, de calções e equipamento de corrida, com ar saudável, ao lado de tipos claramente apontados para uma noite excepcional de farra, alguns já com uma garrafa de Superbock na mão - magnífico!

As regras são simples. Começa-se com uma actividade (ontem, reunir em grupos de 6 e formar uma pirâmide humana), para receber o mapa da zona. Nesse mapa (que abarcava desde Santos ao Rossio), estavam assinalados 5 pontos, sendo que tinha que se passar apenas por 4 (salvaguardando que um dos pontos era de passagem obrigatória). Ou seja, uma forma mais simples de uma prova de orientação de score, a combinar corrida, com orientação e estratégia. E falta referir que o traçado das ruas de Lisboa nesta zona, estreitas, a acompanhar o relevo tortuoso, é excelente para uma prova deste género!

Por isso, ontem à noite, lá estava eu, de calções e t-shirt, a enfrentar a noite quente (cerca de 30 graus). Parti em direcção ao Largo do Carmo (foi a minha opção estratégica - a maioria das pessoas partiu primeiro na direcção contrária -, e acho que foi a melhor opção), iniciando com um sprint rápido até ao primeiro ponto. Depois, voltei-me, cruzei de novo o Camões e, subindo e depois descendo, antes de virar à direita e orientar-me em subida até à Praça das Flores. Aqui, cometi o meu único erro, e saí na Rua de São Bento um pouco mais abaixo do que queria, mas longo acelerei para a Casa da Amália (3º ponto), antes de subir de novo a ladeira até ao Jardim da Estrela, a caminho da Basílica (o 4º ponto, e o obrigatório, ignorando assim o Largo do Rato - uma subida longa e dura, a pior opção, na minha opinião). Depois, bom, depois, foi acelerar por ali abaixo, passando por casa da Inês e pela Assembleia, até subir (e reduzir muito a velocidade) até, novamente, ao Camões. O resultado? 42º (nada mau), e 4,5kms em cerca de 25 minutos - um bom tempo para o perfil de terreno! Gostei! E devo voltar a repetir!