As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, março 30, 2014

Medir, medir, medir


Antes, as minhas corridas eram uma coisa descontraída, que apenas acontecia quando me apetecia. E eu até podia ter objectivos, mas não me preparava para eles e, depois, era bem difícil atingi-los - como as meias-maratonas ou a maratona que tentei fazer em Madrid. A verdade é que, não treinava o suficiente, não era suficientemente sistemático, era sempre difícil equilibrar o tempo (escasso) e a preguiça acabava por ganhar mais vezes do que devia - quer porque não treinava dias suficientes, ou porque não corria as distâncias que podia.

Há uns meses atrás, tomei a decisão de, não só medir as corridas através do GPS, como também de começar a medir a distância que corria, através do Garmin Connect, estabelecendo também objectivos mensais, para me "obrigar a treinar" - não só a correr, mas, também, a andar de bicicleta (ok, agora, na Holanda, isto acaba por ser mais fácil), musculação, caminhadas,...

E só este estímulo de tentar apanhar um objectivo mensal tem-me tornado (novamente) bem mais activo, levando a que consiga correr distâncias que julgava impensáveis - actualmente, cruzo consistentemente a barreira dos 100ks mensais e o meu treino para a Maratona de Roterdão está a ir bastante bem. É giro como um truque mental acaba por ser tão poderoso!