As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, julho 19, 2015

Lago Tahoe

O maior lago dos Estados Unidos (sem contar com os Grandes Lagos, que mais parecem mares). O segundo mais profundo. E nada disso interessa, porque este lago é bem mais do que números.

O Lago Tahoe é um lago situado na Sierra Nevada californiana, a fazer fronteira com o Nevada, a 1900m de altitude. Um lago alpino, grande, de águas frias, que deveriam ser alimentadas pelo degelo de uma neve que já não existe devido à seca californiana. Um lago rodeado de densas florestas, onde pululam ursos, esquilos e veados, com a promessa de que haverá pumas não muito longe. Com pequenas vilas, maioritariamente de moradias, que vivem do turismo do verão de gente atraídas pelas águas mansas e pequenos areais do lago, de inverno de quem vem frequentar as estâncias de ski que rodeiam o lago (agora tantas vezes alimentadas por neve artificial, do jogo dos casinos de Nevada. 

Mas um sítio onde a natureza se sente forte, onde o cheiro a floresta não engana, onde as águas são, apesar de tudo, límpidas e transparentes, rivalizando com um céu de altitude, forte e azul. As corridas e caminhadas que aqui fiz não chegaram - quero mais, quero viver mais desde lago. Mais caminhadas, mais corridas, mais bicicleta, snowboard, caíaque. Tenho que lá voltar!