As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, maio 23, 2010

Sábado & Domingo

De volta à orientação! 3 vezes em 5 dias! Uau!


Depois de um treino na quarta-feira, este fim-de-semana foi dedicado aos Campeonatos Nacionais Absolutos - para mim, na categoria livre, a mais difícil, é certo, mas livre ainda assim.

Sábado foi um dia bem durinho. Já se estava à espera e ainda bem que a temperatura desceu uns graus (desculpem veraneantes). Mesmo assim, estavam cerca de 30º! O percurso era de apenas 4,5Kms, mas com uns desníveis impressionantes! Até ao meu quarto ponto, foi sempre a abrir - o problema foi a seguir. Foram cerca de 10 pontos em que a tónica foi que mais do que correr era importante saber descer de forma segura e rápida, trepar (incluíndo autênticos passos de escalada!) e saber escolher o caminho entre falésias e verdes bem fechados! Por vezes, só havia mesmo um caminho e isso reduzia a orientação - havia uma escarpa grande e profunda que tinha que ser ultrapassada subindo por uma linha de água num vale estreito, era o único caminho, o que significava que, quando eu entrei nele, éramos uma fila indiana de 5 espaçados em poucas centenas de metros. Outras vezes era impossível descer sem risco - caí 3 vezes, felizmente sem consequências. Só era realmente possível (para um atleta médio) correr novamente depois da transposição da falésia, quando se chegava ao planalto onde estava instalada a meta. Um sítio relativamente plano, com pontos escondidos atrás de arbustos, feitos a abrir, com a pouca velocidade que ainda me restava! No final, um tempo de 1h40m, e o sétimo lugar em OPT4 - um bom reflexo dos desníveis e da minha lentidão a descer...

Hoje, um percurso mais longo (6,5kms lineares) com muito desnível, mas mais espaçado - hoje já dava para correr. Não era um percurso fácil, cheio de relevos ainda assim pronunciados, com vedações, quintas, casas, hortas, caniçais pelo meio. Enganei-me num número muito razoável de pontos (há meses que não fazia uma prova a sério), tive problemas a correr no meio do capim (já não estou habituado) e devo ter feito um tempo miserável.

Mas adorei! Os dois dias! Foi bom voltar ao meu desporto preferido!