As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, março 31, 2013

GeoPhotoWalk - Uma ronda pelos Valmor


Era um projecto que já tinha há algum tempo. Organizar uma volta por alguns dos mais belos edifícios do Século XX lisboeta, vagueando por entre os premiados por esse prémio mítico que é o Valmor. Acho que fiz um bom trabalho de casa, elegendo uma rota pela Avenida da Liberdade, Rua Calisto, Avenida Fontes Pereira de Melo e da República, e que tinha uma boa mistura arquitectónica - desde jóias neo-românticas a edifícios modernos dos anos 80 e 90, prédios do Estado Novo. Mas, o tempo estragou-me os planos! Nunca tinha pensado que tivesse tão pouca gente num evento - éramos 3! E, mesmo assim, considerando a chuvada que se abatia, considero-me um sortudo - afinal, não só as SLRs se dão muito mal com a água, como o tempo cinzento não ajuda nada a boas fotografias.

Mesmo assim, foi um bom evento! Acho que o percurso (que começou no Palácio Mayer, mais famoso pelo seu parque, que foi o primeiro Prémio Valmor e acabou no segundo prémio Valmor, o Palacete Ventura Terra que foi a sede do Clube dos Empresários) permitiu olhar de uma maneira diferente espaços que todos nós frequentamos diariamente - e em que não reparamos nos autênticos monumentos ao quotidiano que nos rodeiam. Os prémios Valmor que existem em Lisboa são testemunhos vivos da estética da cidade, daquilo a que chamámos (e chamamos) "belo". Por isso, a caminhada pela chuva, o abrigar da máquina, o "tiro" rápido, com pouco tempo, a fuga das poças de água nas ruas, valeu tudo a pena. Ah! E muito obrigado à excelente companhia do Zé Ribeiro e do FTav! Tornaram tudo um pouco mais divertido!