As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, agosto 02, 2015

Gouda


Ontem foi um óptimo (e bem agitado dia). Um dia cheio de desporto, em duas fases. A primeira, chegar a Gouda de bicicleta. A segunda, correr um city trail de 12ks em Gouda. Simples.

Há já algum tempo que tinha pensado em ligar Roterdão a Gouda de bicicleta. Por um lado, seria um bom treino para a minha ida de bicicleta a Amesterdão (que está nos meus planos próximos), por outro, vamos ser sinceros, ligar duas cidades de bicicleta é bastante fixe - e a Holanda é, provavelmente, o melhor país do Mundo para o fazer. Por isso, saí este Sábado de manhã, com a minha bicicleta dobrável em direcção a Gouda, munido do itinerário de knooppunts, que queria experimentar e perceber se seria algo realmente fiável para a minha viagem mais longa até Amesterdão. 

E foi! Fui seguindo pelas ciclovias, atravessando o Maas até ao Kralinger e, depois, sempre seguindo ponto atrás de ponto pelo campo, descobrindo prazenteiras áreas de vivendas nos arredores de Roterdão, subindo e pedalando ao longo de diques (com a sempre assombrosa visão de uma vela a irromper por detrás de um monte no meio do campo), com poucos outros ciclistas a cruzar-se comigo - apenas um ou outro com bicicletas de corrida (incluíndo um que tinha partido o pedal de encaixe e estava à procura de uma loja para o reparar) e alguns casais em passeios mais curtos. Foi uma pedalada agradável, onde fui sempre a velocidades entre os 18 e os 20km/h, a absorver a forma como os itinerários aqui são construídos e comunicados. Ao chegar a Gouda ainda apanhei algumas pontes levadiças levantadas, para deixar passar barcos, mas, pouco depois, já estava a dobrar a bicicleta e a arrumá-la juntamente com a Jully - que foi lá ter comigo e ficou depois a ler num parque, enquanto eu...

Começava o meu citytrail da Salomon no meio da confusão de um mercado popular na praça central de Gouda, contando com a preciosa ajuda do wifi aberto da cidade para conseguir baixar o mapa da minha corrida (ups...). Foi daí que saí, em passadas bem firmes para alguém que tinha acabado de fazer 20+ ks de bicicleta, e, pouco depois, já estava a correr longe da confusão e ao longo de canais. A rota era um pouco estranha mas, mesmo assim, bem aprazível de início, com vários quilómetros de solo mole ao longo de canais, passando pontes e parques e, depois, navegando curtinho por entre prédios, com pracetas e largos, que obrigavam a uma orientação atenta para ser rápido (adorei esta parte...). Mas, depois, veio uma estucha - cerca de 2 kms por uma avenida sem história nem paisagem ao longo do caminho de ferro, em que me tive que transformar num papa quilómetros... Ao menos, a seguir, cheguei a uma nova parte por entre lagos e floresta que me reavivou para a entrada na cidade histórica, com passagem por algumas ruas bem estreitas e interessantes (uma delas, tão estreita, que tive que encolher os ombros para nela passar), a sentir a beleza e o charme de uma bem conservada cidade medieval holandesa. 

E, no final de tudo isto, ir ter com a Jully, almoçar e... arrancar para casa, de carro, claro! Não ia voltar a pedalar!