As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

segunda-feira, maio 16, 2022

Um Fim de Semana de duas CityRaces

Este fim de semana representou o meu regresso às provas de orientação - e logo em dose dupla! Inscrevi no Open Longo de duas provas de cityrace na Grande Lisboa - a Belém CityRace e a Amadora CityRace. Antes de mais, não me perguntem porque, com a escassez de provas na Grande Lisboa, temos logo duas no mesmo fim de semana...

Mas foram duas provas óptimas, em que me senti bem e desfrutei à grande! Adorei! Tinham semelhanças e diferenças, e levaram-me a explorar e conhecer um pouco mais de duas zonas urbanas - uma que, apesar de tudo, ainda conhecia um pouco, e outra que é uma verdadeira desconhecida para mim.

E comum, o início no topo de um monte e, depois, a descida até uma zona mais baixa e..., pois, adivinharam bem, toca a voltar a subir tudo por ali acima para acabar a prova, normalmente já bem mais cansados e com mais calor.

A prova de Belém correu-me bem, apesar de um grande erro. Não reparei numa pequena linha preta que fechava um possível corta-mato no mapa, uma pequeníssima hipótese de ganhar bastante tempo, e que me correu mal. E um erro pequeno, depois, no Centro Cultural de Belém, a identificar o melhor caminho para um ponto. O resto, foi físico e um sorriso na cara, por voltar a correr por mapa, a ler na horizontal o que via em 3D.

A da Amadora foi uma experiência numa zona nova para mim. Em que decidi que ia arriscar pouco na leitura do mapa, e jogar pelo seguro, também porque há muito que não fazia orientação e tinha-o reaprendido no dia anterior. Foi uma corrida por uma zona nova, a admirar arquitecturas de casas perdidas na selva de betão, a sentir, por vezes, que não estava na zona mais segura em que já tinha feito provas, e a tropeçar em momentos caricatos: como quando passei por duas pessoas a dizer "eles devem estar atrás dele, mas não o vêem", o que foi confirmado quando percebi que estava a olhar para o ponto de orientação errado e o certo estava escondido num recanto ao lado dos dois senhores.

Em suma, um fim de semana cansativo, mas que adorei! Quero mais!!!