Knocked-out
23 de Setembro de 2023. 7h da manhã. O Sol ainda não nasceu, mas já se pressente, lá o fundo, por detrás dos montes que estão entre nós e Lisboa, para leste. O ar está fresco, com aquela ligeira claridade crescente, que tinge o céu de púrpura. "Nós" refere-se à equipa organizativa dos primeiros Campeonatos Nacionais de Orientação de Sprint Knock-Out. "Aqui" é em Porto Salvo, onde se organiza a primeira manga destes campeonatos albsolutos, em que todos os atletas fazem o mesmo percurso (dividido em feminino e masculino), apurando-se os melhores para fases sucessivas até que, na final, ficam apenas os cinco mais rápidos de cada género, para apurar os campeões. "Agora" é o momento em que este dia louco em termos organizativos começa.
Louco porque, na realidade, organizamos quatro provas de orientação (mais escalões open e de formação) num só dia, cada momento é um contra-relógio, sem parar, sem errar, porque é um campeonato nacional e os nossos atletas merecem respeito. Estou na equipa das partidas, experiente e batida, e, apesar de ser apenas a segunda vez que organizo uma prova em dez anos, estou confiante e tudo corre bem. Na verdade, a prova acaba por ser um sucesso e tenho a certeza que uma parte considerável disso se deveu à nossa paixão e dedicação.
E ver os melhores atletas portugueses de orientação a correrem pelos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal (palco das meias-finais e das finais)... foi imperdível!
(e dia 24, de manhã, lá estive na organização do Campeonato Nacional de Estafetas - mas, depois do Knock-Out, tudo pareceu fácil...)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home