As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

segunda-feira, dezembro 28, 2009

São Silvestre

Como queimar todo o perú, bacalhau e doces de Natal? Acho que é para isso que serve uma São Silvestre. Para isso e para comemorar o Ano Novo - sendo que a alternativa seria um mergulho no mar no dia 1 em Carcavelos. Prefiro a São Silvestre!

Nunca tinha corrido nenhuma. E, antes de mais, devo dizer que foi com muito agrado que participei nesta. Até porque, pela primeira vez, vi uma prova de estrada em Lisboa com apoio popular - eram milhares de pessoas a aplaudir-nos e a puxar por nós no Rossio, nas ruas da Baixa, nos Restauradores, entre turistas, pessoas às compras, familiares de atletas, moradores (haverá ainda algum?). Foi um espectáculo!

Devo dizer que o percurso é giro, dentro da Baixa e da Avenida da Liberdade, movimentado e animado (se bem que, se tivessem umas bandas a tocar como na Corrida do Tejo, não se perdesse nada), bom para puxar. Tinha, no entanto, o problema de também ser estreito nalgumas partes (e se é assim para pouco mais de 4000 pessoas...), só ter um reabastecimento de água, não ter quilómetros parciais (para além do 5, 8 e 9 - o que é mau para controlar o ritmo) e ter tanta gente à volta que a multidão às vezes afunila ainda mais o percurso (estilo Sra da Graça na Volta a Portugal em Bicicleta) ou atravessa a rua mesmo à nossa frente!

Mas diverti-me! Apesar de o meu ritmo não ser nada de especial (ainda a semana passada não treinava por estar doente) e de estar a desmoer o perú, acho que fiz uma prova razoável - se bem que para o lenta. Fiz no entanto uma parte final bem rápida - acelerei nos últimos 2 quilómetros e, quando cheguei ao Rossio, "soltei os cavalos". E aprendi a ter mais cuidado com a roupa - para além dos collants, levei também o casaco de corrida (o que, para a temperatura que estava, se revelou excessivo - passei a corrida cheio de calor, a transpirar), e, como se não bastasse, a t-shirt da corrida (oferecida pelo Corte Inglês) era de má qualidade (e ainda me dói do roçar da fibra...).


Mas... excelente! A repetir na próxima passagem de ano!

2 Comments:

At 10:59 da tarde, Blogger OzzyWolf said...

E uma foto contigo em colants?

 
At 11:03 da manhã, Blogger Ricardo said...

Não sei o que é mais assustador: se uma fotografia minha de collants de corrida, se quereres ver essa fotografia!

 

Enviar um comentário

<< Home