As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

sábado, abril 13, 2013

O meu exemplo de tenacidade


O meu último grande exemplo de tenacidade é uma senhora de 91 anos. Amiga da minha família desde sempre (é madrinha do meu irmão), sempre viveu sozinha. Há coisa de 2 meses, teve uma pneumonia seguida de um enfarte que a deixou a um milímetro da morte - literalmente. Saiu do hospital numa cadeira de rodas (depois de os médicos já a darem por perdida), com o vaticínio de que não voltaria a andar. Mas acho que toda a gente subestimou a sua força de vontade. 4 dias depois de estar em casa, já se movia apoiada por uma auxiliar. No início desta semana, a minha Mãe descobriu-a a subir e a descer as escadas do prédio em que vive. A frase que ela disse na altura foi sintomática e é para mim um bom lema - "Se eu não treinar a subir escadas como é que posso pensar em andar na rua?". Ontem descobrimo-la no café à frente de casa, tranquilamente,...

Quero ter esta tenacidade, esta capacidade de luta e força de viver quando tiver 90 anos. Definitivamente!