As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, novembro 02, 2014

Hoge Veluwe


No dia 1, a JK fez-me uma pequena surpresa. Levou-me a um parque a cerca de 1h30 de distância de Roterdão, de que ela tinha lido num guia. E, essa surpresa, transformou-se num dia fabuloso!

E isto porque o Hoge Veluwe é um autêntico tesouro. Era a casa de campo de um casal industrial de Roterdão, que o doou a uma fundação. E em boa hora o fez - estamos a falar de 5400 ha de terreno, de florestas, dunas, lagos, estepes, pinhais. Povoados por veados, javalis e aves diversas. E com um museu de arte no meio que alberga a segunda maior colecção de Van Goghs do Mundo!!!

A infra-estrutura do parque (nota - é preciso pagar €8 por pessoa, se levarmos carro) é magnífica - com caminhos bem delineados e cuidados, placas informativas, áreas de observação da fauna, restaurantes, centros informativos e... 1500 bicicletas de aluguer gratuito. Ou seja, podem adivinhar o que fizémos. Pegámos nas bicicletas e percorremos um dos percursos assinalados, cerca de 10 kms que nos levaram pelo meio do verde outonal do parque, absorvendo um pouco de natureza com os nossos pulmões, olhos e alma. Eu estava extasiado - preciso de natureza para viver e, aqui, estava a recebê-la a rodos! A JK só comparava o parque aos dos EUA, da Califórnia! E isso foi antes de nos cruzarmos com dois veados que desataram a correr à frente das nossas bicicletas, assustados por pessoas num trilho pedestre paralelo!

No final, ainda fomos brindados com a imagem de alguns veados a pastarem, ao longe, numa planície, sob o dourado do lusco-fusco. Um perfeito remate para um dia magnífico, mágico para os sentidos.






Ah! E vamos voltar, como é óbvio!