As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, agosto 16, 2015

Yosemite

Há lugares de sonho de que ouves falar, mas não pensas nunca que visitarás. Yosemite era um deles para mim.

Há dois anos atrás, estive quase para o visitar, mas, o receio de tempestades de neve por altura do Natal, e o facto de nada termos planeado, adiou o sonho. Este ano, no verão, em visita à família da JK em San José, cumpri o que me parecia impossível. Visitei Yosemite e, apesar das pessoas todas que encontrámos pelos trilhos, tive uma fabulosa experiência de contacto com uma natureza calma e exuberante. Foram apenas 3 dias por paisagens dramáticas, de granito esculpido por água e coberto por floresta, com sequóias, esquilos e ursos (sim, até ursos vimos). De cortar a respiração!

Apesar da Jully estar bem menos habituada a estes ambientes e exigências, mesmo assim, fizémos sempre uma caminhada média por dia, pelos vales, a subir por cascatas impressionantes, ou a deslumbrarmo-nos com a imponência serena dos milenares gigantes da floresta, que parecem deuses de um filme do mestre Miyazaki. Foi um convívio impressionante, com algo maior que nós, um fabuloso parque natural que faz sonhar, e muito, e obrigada a que lá voltemos, se para tal tivermos oportunidade. Pelo menos, eu ainda gostaria de subir a cascata de Yosemite, de percorrer os trilhos de Tuolomne Meadows e, quem sabe, de fazer pelo menos o trilho John Muir, nem que seja só a parte que está dentro do parque. Enfim, sonhos! Mas um deles, já foi realizado - e não há palavras ou imagens que o descrevam!