As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, março 28, 2021

Ciclovia até ao CascaisShopping

E pronto! Ao fim de quase um ano, eis que a ciclovia na Avenida da República (Alcoitão) está praticamente pronta, basicamente à espera de ser inaugurada. Fui percorre-la esta manhã e gostei (óbvio), porque a acho um bom começo. Mas, tem três problemas relativamente graves:

1) É uma ciclovia partilhada!!! Ou seja, combina tráfego pedonal e ciclista, o que põe em causa a segurança dos dois. É um anacronismo que se aceitaria há 30 anos - hoje em dia é inadmíssivel. Como atenuante, acredito que não exista muita gente que vá passear o carrinho de bebé para a margem de uma auto-estrada, sem cenicidade. Mas o princípio é perigoso, e é terrível pensar que uma via ciclável estruturante da mobilidade suave no concelho tenha sido pensada desta forma.

2) A ciclovia atravessa uma rotunda importante, com trânsito considerável nos quatro sentidos. Mas... a ciclovia não existe nessa rotunda - ou seja, cessa de existir uns metros à frente, obrigando os ciclistas a irem para a estrada para a atravessar. Exactamente na altura em que os ciclistas mais precisam de proteção, esta desaparece. Idealmente teria sido garantida a continuidade da ciclovia contornando a rotunda e com semáforos.

3) A ciclovia não está ligada a uma rede ciclável da Rotunda Condes de Barcelona para baixo. Ou seja, está isolada, e não garante a continuidade, o que coloca em causa a sua funcionalidade.


Ou seja, apesar de estar contente com mais uma ciclovia em Cascais (e nós sabemos como elas escasseiam no concelho e não parecem ter um plano), confesso que me sinto desiludido.