As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, outubro 01, 2006

Superar um medo antigo - 26 de Agosto 2006

Para quem não saiba, eu morro de vertigens! Mesmo!

Sou daquelas pessoas que, com os pés 2 metros acima do solo começa logo a pensar no que é que lhe acontece se cair dali, que começa a sentir que o chão a vai puxar para baixo! Mas estou farto disso! Não gosto de ter vertigens!

Há algum tempo, inscrevi-me no Rocódromo para escalar indoor e de vez em quando (há já uns meses que não vou lá...) escalo bouldering indoor (escalada em parede até 3 metros de altura, sem segurança no corpo, mas com chão almofadado por baixo) e até já tenho acreditação para escalar à frente em parede com qualquer altura! Mas, mesmo assim...


Por isso, quando me foi lançado aquele desafio, ainda fiquei um pouco receoso! Foi no meeting de geocaching "Kids, Icecream & Geocaching" no Parque da Gandarinha em Cascais. Um Domingo solarengo de Agosto e logo o desafio lançado para o ar e para mim também "Vamos fazer a cache da escalada na Guia?". E lá fui eu!

Tenho 3 palavras para vocês: vert i gens!


Pois é! Esse era o meu grande problema com esta cache. Como conseguir convencer-me a mim próprio, para além de toda a racionalidade, que o trepar por ali acima era perfeitamente seguro?


Vamos ser sinceros. Eu não trepei até lá acima. O meu capacete trepou (e não apenas uma, mas 3 vezes completas, mais uma mão-cheia de subidas até ao sofá), mas eu não subi até lá acima. Assinei o logbook e dei o meu apoio e incentivo moral a quem tirou a cache do local e lá a voltou a colocar.


Claro que, e cumprindo o objectivo estipulado pelo owner, fiz a minha tentativa (e, aqui, uma palavra de agradecimento ao BrunoNF e ao Tou Perdido pela segurança que deram às nossas tentativas de escalada - acreditem que ter confiança em quem está cá em baixo a dar segurança foi uma parte importante da minha tentativa) de escalada. Com o incentivo do pessoal todo que estava lá em baixo, lancei-me impetuosamente à rocha. Até nem foi difícil, só que chegou um momento em que o meu cérebro começou a racionalizar uma eventual queda e foi altura de confiar na corda para descer - o truque da próxima vez deverá ser racionalizar que, já que vou confiar na corda para descer largando-me voluntariamente, não fará diferença tentar trepar mais uns quantos metros e depois cair, voltando a confiar na dita cuja...

Já cá em baixo, tenho a nitída sensação que demorei algum tempo a 'descongelar' - tendo deixado passar 'bocas' como "estavas com um bronze e agora estás um bocado pálido!" ou "Sempre a mandar piadas e agora caladinho!"!!


Mas agora já comecei a racionalizar para o lado contrário. Se vou confiar na corda para descer, porque não confiar nela e subir um pouco mais?

1 Comments:

At 12:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Well job! Hello from Croatia (Climbing Team)

 

Enviar um comentário

<< Home