As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

segunda-feira, junho 11, 2007

Vitória!

Ok! Foi em escalão aberto! No mais difícil, é certo, e em que tenho particiopado nos últimos meses. Mas ganhei!

Sábado, Vila Nova de Santo André. Um pinhal sobranceiro à vila. Piso arenoso, com caruma no chão e mato rasteiro e espinhoso fora dos caminhos. Calor (25ºC).

Parti. Os dois primeiros pontos correram-me mesmo mal. Não atinei com os caminhos, com os aceiros grandes e largos, às vezes com vegetação pelo meio, tanta que nem se distinguiam à primeira vista do resto do mato. Perdi aí muitos minutos preciosos e pensei que a corrida estava perdida! Foi a meio do caminho para o segundo ponto que percebi (finalmente!) qual seria a melhor abordagem.

Azimutes! Comecei a azimutar de um ponto (ou de um ponto absolutamente claro no mapa) para outro. Chegava a um ponto, picava, orientava a carta para Norte e seguia a correr directo como um míssil para o próximo, controlando sempre o azimute pela bússola e o relevo (pois, apesar de não ser muito pronunciado, também não havia muitos mais pontos de referência no mapa...) pela carta. Quando sentia que o ponto já não estava longe, ligava o radar à minha volta, à procura de uma baliza laranja e branca.

Foi assim que fiz o melhor tempo para o terceiro ponto, e que, sem o saber, passei para frente a partir do quinto. Uma prova sempre a correr e de orientação (a partir de meio do segundo ponto) muito boa. Em 58m35s - o único a baixar da uma hora...

Vitória!!!