As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Perdidos no Gerês

Confesso que, assim que ouvi a notícia, fiquei de orelha no ar - 3 montanhistas perdidos no Gerês? Na zona entre a Portela do Homem e Pitões das Júnias? Hmm! Há aí pelo menos duas caches consideradas mais puxadas, a 'XXL Challenge' (nas antigas minas dos Carris) e a 'Tou às Aranhas', ainda mais para cima, no pico da Nevosa, a 1550 metros de altitude - seriam geocachers que se tinham perdido a tentar fazer alguma destas caches? A das Aranhas obriga a uma caminhada mínima de 24 kms (contando com ida e vinda) longe da civilização e, pela sua dificuldade e espectacularidade, é uma das caches míticas em Portugal! Afinal, parece que não seriam geocachers (pelo menos, não eram conhecidos de nenhum dos habitués, e ainda não se acusaram), mas sim gente que estava a fazer a rota entre (lá está) a Portela do Homem e Pitões das Júnias, um trajecto que dizem ser muito interessante.

E claro que deveriam ter tido mais atenção às condições atmosféricas, que não deveriam ter saído com aquele tempo! Mas, à parte isso, que ninguém pense que só estão, neste momento, bem de saúde por uma questão de sorte. Estes senhores iam equipados para o que os esperava, e tomaram as decisões nos momentos certos, nada tendo a ver com simples curiosos que se aventuram num grande desconhecido sem saber o que fazem (e como muitas vezes se vêm exactamente naquelas paragens). Levavam tenda, sacos-cama de montanha e roupa que lhes permitiu passar uma noite gelada a mais de 1000m sem problemas de maior. Eram conhecedores da área (pelo menos um deles). Levavam GPS, que lhes permitiu comunicarem as coordenadas do local onde se encontravam (claro que, aqui, vem a minha única dúvida - mas que GPS é que eles tinham que não lhes permitiu fazer trackback, uma opção que nos permite refazer os nossos passos, estabelecendo sempre uma rota segura para trás?). Levavam telemóvel funcional e souberam quando o usar - a rede não abunda naqueles picos e, por isso, a decisão de ligar naquele momento foi de extrema importância, uma vez que umas centenas de metros mais à frente, podia já não ser possível o contacto. Ligaram a pedir ajuda quando perceberam que não tinham já possibilidade de um regresso seguro e quando 2 dos membros entraram em pânico (em lugar de começarem a tentar sair dali ao calhas). Todo o grupo nomeou e respeitou a decisão do 'chefe de expedição' quando ele decretou que se iria pedir a evacuação. Souberam dar as coordenadas de forma precisa e mantiveram-se no local, possibilitando o salvamento seguro.
Que ninguém tenha ilusões, estes tipos safaram-se sem problemas porque estavam bem preparados, em equipamento e comportamento!
Claro que, não se deviam ter feito à serra ante a possibilidade de neve. A altitudes elevadas, o tempo tem um comportamento imprevisível e rege-se por leis muito próprias. O ano passado, a 1 de Maio, com tempo de praia no Estoril, fomos impedidos de fazer a multi-cache do Cântaro Gordo, na Serra da Estrela, por um forte nevão! Foi uma excelente lição! (e não estávamos, nem por sombras, tão bem equipados quanto estes tipos...)

2 Comments:

At 1:46 da manhã, Blogger Marco António said...

Olá, estou perfeitamente de acordo que estas pessoas estariam bem preparadas... mas não ao ponto de se aventurarem naquele trajecto, que sinceramente penso que não o conheciam assim tão bem como se quer passar a noticia.... sou conhecedor do local, e do local onde eles estavam, para regressarem a Pitões, seriam necessarios durante o dia , já que não existe caminho, cerca de 5 a 6 horas, com o tempo bom.... Do local onde eles se encontravam até ao local onde onde ficaram os bombeiros com os guias seriam apenas 3 kms.... acho que houve um pouco de precipitação por parte das autoridades.... enfim... muito mais se falaria se soubessemos da historia como ele realmente é.... www.carris2007.blogspot.com

 
At 12:56 da manhã, Blogger Rui C. Barbosa said...

Olá!

Para mim continua uma história com algumas falhas importantes para explicar...

www.carris-geres.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home