As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

sexta-feira, janeiro 18, 2013

A arquitectura de Roterdão

Bom, antes de mais, uma explicação - sim, passou quase um mês desde a última vez que aqui escrevi. O que, para mim, é um "crime" sem perdão. Durante esse tempo, os posts que escrevi na minha cabeça não pararam de fervilhar e, agora, é tempo de os pôr aqui - onde também pertencem.

Roterdão foi uma cidade destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Olhar para as fotografias dessa altura é uma sensação devastadora: não há um edifício de pé, excepto a Câmara Municipal e uma igreja em ruínas - tudo o resto jaz destruído!

Caminhar hoje por Roterdão é conhecer uma cidade reconstruída. De início com forte pendor prático, mas, depois, há medida que o dinheiro fluía, que as pessoas, o comércio e a indústria se restabeleciam, que o porto se tornava de novo operacional, com um interesse especial, em tornar uma cidade anónima e plana, com pouco que capte o olho, numa cidade bonita. E isso explica a beleza da arquitectura desta cidade. E o prazer que tive num rápido photowalk, enquanto encontrava uma cache aqui e ali.








1 Comments:

At 8:12 da tarde, Anonymous Gisela said...

Estive em Roterdão de passagem em 1997 e impressionou-me por sair fora da tradicional Holanda e ter uma arquitectura tão modernista...a História obrigou a isso.

 

Enviar um comentário

<< Home