A ciclovia da Almirante Reis
Uma ciclovia nova, rápida de construir e relativamente barata, e muito polémica - tinha que a ir ver com os meus próprios olhos!
A verdade é que uma boa ciclovia, bem sinalizada, com semáforos, clara, e ainda por cima barata, fácil e rápida de construir e que não destoa da zona onde está inserida (desculpa, Avenida Almirante Reis). Em suma, uma boa ciclovia, que gostei de percorrer, e onde me cruzei com alguns (não assim tantos, como na Avenida da República) ciclistas (e outros utilizadores). Mas uma boa ciclovia com dois grandes problemas:
- está desligada do resto da rede. Claro que a Avenida Almirante Reis, por ser um eixo estruturante de Lisboa, com uma localização privilegiada, que passa por zonas com forte concentração habitacional, e que transporta sempre muitas pessoas no pêndulo casa - trabalho - casa, justifica uma boa ciclovia. Perfeito. Mas a rede de mobilidade de Lisboa só teria a ganhar se esta ciclovia estivesse claramente ligada a todas as outras. Imagino que isto venha a acontecer no médio prazo.
- o trânsito automóvel para Norte, verdadeiramente compacto, e a sofrer de um planeamento apressado, em que, para além de ter transformado duas faixas de rodagem numa, esta ainda tem que ser partilhada com transportes públicos (incluíndo o eléctrico, com que me cruzei) e estacionamento de abastecimento às lojas, cafés e restaurantes ao longo da avenida. Está um caos. E não, a culpa não é de quem leva carro para o centro de Lisboa. O planeamento de mobilidade falhou claramente, e precisa de ser repensado.
Mas, dá gosto ver a cidade a evoluir em termos de mobilidade, e a ser cada vez mais próxima das pessoas (e das bicicletas). E sim, ainda está a uma grande distância de Roterdão, Utrecht e Amesterdão, mas dá gozo vê-la a evoluir na direção certa.
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