As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, julho 15, 2007

Como é possível???

No dia 17 de Junho, foi dia de uma das actividades tradicionais do grupo geocacher português - o CITO. Cache In Trash Out, são as palavras que se escondem por detrás do acrónimo e, no fundo, o que dizem é que, se queremos continuar a usufruir de um Mundo extraordinário como palco das nossas aventuras, temos que, nem que seja só de vez em quando, estar dispostos a ajudá-lo a reparar o mal que, enquanto civilização, nele fazemos, limpando o lixo de uma dentro área, normalmente, parte integrante de uma reserva natural. O primeiro CITO em Portugal foi em 2004, na Granja dos Serrões, Sintra, o segundona Gruta de Santa Margarida, na Serra da Arrábida, o terceiro" em 2006, na Lagoa Azul, em Sintra.






Este ano, o CITO foi no Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros, ao longo de uma Pequena Rota, a PR da Valicosa, a poucos quilometros de Porto de Mós. Mais uma vez, um eevnto muito bem organizado, que contou mesmo com a presença de elementos do PNSAC para nos dar o apoio necessário. E bem que precisámos dele porque, pela primeira vez... não conseguimos acabar a tarefa!!!




Na realidade, acho inacreditável como é possível! Estamos num parque natural, num local realmente lindíssimo, fortemente arborizado, com pontos de elevado interesse e beleza geológica (basta dizer que o percurso segue ao longo de um rio que vai aparecendo e desaparecendo ao longo do leito calcário!) , num percurso pedestre assinalado, e, no entanto, encontrámos um cenário verdadeiramente dantesco! Nos primeiros metros, praticamente não apanhámos lixo, e pensávamos (eu pensava) que, se calhar, tinha sido uma viagem em vão, mas, quando nos aproximámos do local onde a PR se aproxima da estrada nacional para a atravessar e continuar caminho...


Eu acalentava o velho sonho de, numa destas acções, encontrar e levar para o lixo um frigorífico. Cumprido! Bem como duas máquinas de lavar, vários sofás, incontáveis pneus, um volante, dezenas de bidons de ferro carregados do mais variado lixo, milhares de garrafas, arames, dois cães mortos (pobres bichos), baterias de automóveis,... O lixo encontrado foi tanto que conseguimos improvisar um 'carro' e esgotámos a capacidade de transporte - ficámos sem sacos de plástico pretos! Ainda conseguimos transportar mais umas valentes dezenas de quilos com o auxílio dos... bidons de ferro que lá tinham sido despejados mas, a partir de certa altura, estes já se desfaziam nas nossas luvas...

Como é que é possível que, num país cheio de gente supostamente civilizada, em que há lixeiras regulamentadas, serviços municipalizados de recolha de lixo e 'monstros', informação sobre o que fazer com os detritos e os seus perigos, se despejem toneladas (porque foi isso o que encontrámos!) de lixo numa curva de uma estrada que atravessa um parque natural? E não me venham dizer que a culpa é das autoridades, porque a forma como tratamos o nosso lixo começa em cada um de nós!

P.S.- Fotos de geocachers envolvidos no CITO