As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, dezembro 23, 2007

De volta a Sintra

Dobrei a curva na estrada de saibro e o vale abriu-se à minha frente. As árvores cresciam em ambas as encostas, colorindo de verde todo o cenário. A estrada em que seguia descia suavemente pela encosta poente, abrindo caminho pela floresta e acompanhando as curvas do relevo. Mais à frente, um grande lago acrescentava uma tonalidade azul que rivalizava com o céu límpido e, ao fundo, as torres de Cascais contrastavam com o mar à sua beira.

Ontem, apesar de uma constipação verdadeiramente brutal, fui testar um dos percursos para a prova que o CPOC está a organizar do Campeonato Nacional de Orientação em BTT, na Serra de Sintra. Tinha que ser! Mesmo constipado e com apenas 4 horas de sono em cima (estive com os meus trainees da Unilever! Vale pelo Mundo!) , tinha que o fazer - já não andava de BTT em Sintra há demasiado tempo, e é sempre espectacular!
Este treino deu-me a oportunidade de descobrir caminhos e estradas em áreas que não conhecia (sim, ainda existem), ver novas paisagens, marcar trilhos novos no meu 'mapa' e voltar a respirar o ar de Sintra! Ficaram definitivamente na minha cabeça os estradões rápidos e em bom estado da zona da Pedra Amarela até à encosta do Rio da Mula, a barragem com muito menos água do que o habitual, a alegria de voltar a pedalar no Pisão, os 'bons-dias' de tantos bttistas e caminheiros que se aventuravam pela serra...

Sintra continua a ser um grande parque de diversões natural. Preservem-no! Eu, por mim, vou continuar a fazê-lo e a envolver-me em actividades que o dão a conhecer e o valorizam. E a pedalar, orientar, fotografar e escalar nessa magnífica serra que adoro desde que nasci!