As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

sábado, dezembro 08, 2007

Greenshades

A equipa Greenshades foi uma das primeiras equipas de geocaching em Portugal, tendo deixado de 'aparecer' um pouco antes de eu ter comprado um GPS e me ter dedicado a este jogo. No entanto, as caches magníficas que deixaram, e o seu desaparecimento súbito, elevam-nos ao estatuto de lendas.

Isto porque, cada uma das caches deles, e estão bem espalhadas por todo o Portugal, é realmente um pequeno tesouro. Costumam estar situadas em locais de uma beleza impressionate e tremendamente remota, daqueles que para lá chegar tem realmente que se viver uma pequena aventura, percorrer longos caminhos de quilometros a pé, muitas vezes em pisos complicados, mas que, depois de lá chegar, temos um baque, uma sensação de absoluto e total extâse! São deles algumas das minhas caches preferidas, como a "Jewel of Saphire" numa aldeia abandonada no meio do Alentejo, a "Far Away, So Close", aninhada no topo da falésia Norte das Portas de Rodão, com os abutres a voarem abaixo de nós, ou a "The Lonely Lookout", impressionante cache numa falésia logo a Sul do Cabo da Roca! É por causa de caches assim que eu continuo a fazer geocaching!

Mas, a sua saída de cena, e as caches que nos deixaram, acabam por torná-los uma lenda. Como se, há muito tempo atrás, um ente misterioso tivesse colocado caches em locais magníficos, para que todos os geocachers pudessem conhecer e maravilhar-se com esses sítios e, depois, se retirassem de cena, ficando a apreciar o que nós, comuns mortais, faríamos com as suas caches.