As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Espírito


Caminho de terra batida. Rodeado pelo verde da floresta. A pedalar. Sempre. Curva após curva, após subida, após descida. De repente, outra pessoa vestida como eu. Capacete na cabeça, mochila às costas. Uma coisa difere. A bicicleta pelo chão.

Abrandar. Olhar. Perguntar. "Tudo bem?". Esperar pela resposta. Pelo "Tudo ok! Segue!". Esperar que não seja um "Caí e magoei-me!". Quando muito um "Tenho um furo. Tens bomba?". E então parar. Parar para ajudar. Para ver se ele se magoou e precisa de ajuda, ou simplesmente desmontar, tirar a bomba da mochila e começar a encher o pneu. Ou parar alguém que tenha um remendo ou mousse anti-furo.

Mas parar. Sempre. Porque hoje foi ele mas, um dia, seremos nós.

Na última prova de BTT em Vila Nova da Barquinha, parei nos dois dias. Para ajudar concorrentes que tinham furado. Assim como, há cerca de um ano, pararam para me perguntar se estava tudo bem, quando dei uma valente queda numa vala no Cabo Espichel (fui demasiado optimista a enfrentar uma inclinação de quase 90º e fiquei a fazer de tartaruga, com a mochila a servir de carapaça no chão e as perninhas viradas para o ar...).

É o espírito. Não se deixa ninguém para trás quando precisa de ajuda. Mesmo em competição!