As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, abril 20, 2008

A sprintar no Montijo

As provas de orientação urbanas têm características bem únicas. Se por um lado a progressão é muito mais fácil (afinal, os únicos obstáculos que realmente nos podem atrapalhar são as pessoas e os carros - é preciso mesmo muito cuidado a atravessar a estrada), por outro isso significa que são autênticas provas de sprint, de mais de 2 quilometros a correr em asfalto a dar o máximo e em que a navegação tem que ser bem cuidada e atenta, porque, se os erros não são nunca muito grandes, estas provas decidem-se por segundos, por aquelas hesitações de "qual das ruas devo apanhar?", "o ponto está na segunda árvore ou na estátua?" e, muitas vezes, nos dificilmente perceptíveis (nos mapas) túneis por baixo de prédios. São provas que acabaram por me agradar bem mais do que aquilo que estava à espera (no início, achava-as uma seca...).

Hoje, foi dia de prova no Montijo. 2,6kms sempre a abrir. Senti-me (apesar da maldita constipação) bastante bem ao longo da prova, o que me permitiu ir muito, mas mesmo muito depressa. Ao mesmo tempo, acho que fiz uma prova quase perfeita em termos de orientação, indo sempre direitinho aos pontos e nunca perdendo tempo a olhar para os mapas. No cômputo geral, acho que perdi apenas uns 20 segundos (entre 1 ponto que não vi à primeira, um miúdo a picar outro que me estorvou ligeiramente e uma senhora a ocupar todo o 'buraco da agulha' numa rua estreita por onde eu queria passar).

Será que vou ganhar e redimir-me da prova de ontem?