As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

terça-feira, fevereiro 24, 2009

POM 09 - Dia 4

Cansado... confesso... mas feliz porque, penso, que o POM 09 tenha sido um sucesso! E sabem que mais? Acho que o bichinho da orientação está outra vez cá dentro!

Mas, deixem-me só dizer o que foi este POM para mim:

- acordar todos os dias às 5h30 da manhã (ou mais cedo), estar 2 horas a acartar coisas pesadas e a montar estacas, ficar 3 a 6 horas a controlar partidas com um sorriso nos lábios e estar mais 1 hora a desmontar aquilo que tinha montado;

- tudo na companhia de gente bem disposta e dinâmica, capaz de fazer tudo passar num sopro;

- calor e Sol!;

- cruzar-me todos os dias com campeões mundiais e lendas da orientação (como a Niggli, uma suiça que tem mais medalhas de outro do que qualquer país na orientação feminina..., ou a Veron, que, depois de ter sido top do top, fez uma pausa de anos para se dedicar à vida pessoal e, quando voltou, já veterana, a competir na elite, deu uma tareia a (quase) todas as outras e arrancou um segundo lugar no mundial..., ou o Mathias Metz que, para além de ter ganho a prova de Domingo, fazia suspirar as minhas parceiras das Partidas..., ou o Daniel, campeão do Mundo,... mas que não fez nada de jeito nesta prova...);

- abismar-me com os aquecimentos dos atletas internacionais, que chegavam às Partidas meia-hora antes para por lá ficarem a correr de um lado para o outro;

- pasmar-me com o vício destes tipos em correr. Depois de terem corrido 20 quilometros no Domingo (depois de 9 no Sábado), 10 na Segunda de manhã e 3 em sprint à tarde no ori-show, ainda fui encontrar uma série deles a treinar na Segunda à tarde no mapa urbano de Évora, a 'abrirem' como desalmados;

- nível, nível foi ver a selecção suíça a treinar na Segunda, ao fazerem toda uma prova de distância média sem bússola...;

- espantoso! É o adjetivo certo a aplicar quando se vê senhores e senhoras de 80 anos de idade a entrarem para o mato para uma prova de orientação! Way to go!

- orgulho, é como me sinto com um POM que, tudo indica, correu muito bem - pelo menos eu estou contente!