As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

terça-feira, julho 02, 2013

O fim de uma era?


Foi há quase 10 anos que comecei a jogar geocaching - inscrevi-me no site em Agosto de 2004, atraído pela ideia de aventura e descoberta. Adorei a viagem nos primeiros anos, os magníficos sítios que descobri. Também descobri pessoas fabulosas, com as quais aprendi muito - o Manuel, o Paulo, o Daniel, o Rui, o Bruno, o Victor, o Pedro, o Nuno, a Rita.

Mas hoje já não sinto o mesmo - já não me sinto atraído pelo geocaching. Na realidade, sinto-me cansado do geocaching. É um jogo que, muito sinceramente, começo a considerar algo enfadonho - foi-se o sentimento de descoberta. Na verdade, o geocaching ultimamente não me mostra locais novos - mostra-me caixinhas escondidas em sítios banais. Já não há aquele arrepio, aquele deslumbramento pelo sítio único em que me encontro. Foi-se a aura.

Não nos iludamos. Seria fácil culpar a massificação do jogo. Mas não acho que seja só isso - com tantas ferramentas à disposição em todo o lado, poderia sempre tentar separar o trigo do joio. Eu é que já não quero alocar o tempo a essa separação. Na minha lista de prioridades, o geocaching veio muito cá para baixo - não me dá o mesmo gozo que um jogo de ténis, que uma corrida, que passar mais tempo com os meus amigos, a minha mulher, escrever. Pura e simplesmente, acho que me fartei. Já não consigo sair para fazer geocaching - se há algo ao lado, posso ir fazer uma cache, mas, depois, isso só contribui para a tal sensação de que não há caches interessantes.

E, com essa sensação de enfado, aparecem as minhas caches ao desleixo, sempre a precisar de manutenção, os logs em atraso. O que não está de acordo com a minha postura.

Acho que se justifica uma pausa. Tenho que pensar nisto.

4 Comments:

At 10:32 da manhã, Blogger Unknown said...

Não sei se lamente, se te congratule pela frontalidade com que encarares a situação.
Reconheço o problema e respeito-o. Já vi outras manifestações de saturação.

Por mim, penso que tenho conseguido converter-me gradualmente, mantendo o interesse pelo Geocaching inicial, que me cativou, ignorando ou descartando o que não me interessa.

Espero que venhas a atingir o melhor para ti.

Abraço.

 
At 3:32 da tarde, Anonymous Costalamas said...

Verifico infelizmente que não sou só eu que tenho o desanimo a bater à porta...
Ainda não atingi o ponto de "fim de era", apenas acho que estou mais na onda de refinar as escolhas.
Ainda há por aí umas quantas que quero encontrar e outras tantas que quero ir procurar com os meus amigos, que tantos momentos inesquecíveis me têm proporcionado.

 
At 4:52 da tarde, Blogger Helder Guimarães said...

O geocaching já mudou muito desde a vossa época inicial e a massificação trouxe vários problemas. É claro que a vida de todos nós também se altera, bem como a disponibilidade para as várias atividades.

Apesar de "só" ter pouco mais de 3 anos de geocaching, o meu ritmo é cada vez mais calmo, com caches muito escolhidas e, de preferência, descobertas em boa companhia. Mas ainda sinto que há muito locais únicos que vou descobrir graças ao geocaching. Muitos mais do que aqueles onde já tive a felicidade de poder estar.

Se fizeres mesmo uma pausa, espero que seja breve e que te devolva a vontade de voltar a descobrir mais uns quantos tupperwares. Quando isso acontecer, já sabes, juntas alguns amigos, escolhes uma boa cache e pés ao caminho!

Se essa vontade não voltar, também não há mal nenhum nisso!

Godspeed.

 
At 9:08 da manhã, Blogger Ricardo said...

Muito obrigado pelas respostas! Uma das coisas que eu acho que o geocaching me deu a conhecer (para além de lugares magníficos) foi um conjunto de pessoas excepcional. Obrigado por, mais uma vez, o demonstrarem.

Quanto à minha presença no jogo - vamos ver. Acho que preciso mesmo de reflectir um pouco e perceber a vontade que ainda tenho (por exemplo, ontem, o geohangout ajudou...).

 

Enviar um comentário

<< Home