As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

terça-feira, setembro 11, 2007

Colas

Há uma manobra que me irrita solenemente na orientação - a 'cola'!

Eu explico. Na orientação, temos que atingir (e 'picar') uma série de pontos, por uma determinada ordem - pontos esses que temos que descobrir com a ajuda de um mapa e de uma bússola. No entanto, há uma outra forma muito mais 'simples' de atingir esses pontos. Se, porventura, apanharmos alguém que tenha o mesmo percurso que nós, e se percebermos que ele até é um cromo a orientar-se (e se tivermos uma forma física superior), podemos sempre optar por... ignorarmos o mapa e a bússola e simplesmente irmos atrás do outro tipo... Claro que pode correr mal (o outro pode perder-se), mas, é um risco que se corre - e a 'preguiça' paga-se, certo? E se não formos assim tão bons em orientarmo-nos, se calhar, o risco até nem é assim tão grande! E garantimos sempre que ficamos à frente do outro tipo (se ele partiu antes de nós, claro)...

Foi assim que, na prova deste Sábado, após ter feito um erro grande que me levou a perder 4 minutos (passei ao lado de um ponto sem o ter visto no meio do arvoredo e fiquei à procura dele do lado errado...), fiquei com 2 tipos colados a mim na parte mais técnica do percurso (chamem-lhes parvos!!!), sem ter conseguido libertar-me deles (é sempre mais difícil a quem vai à frente conseguir distanciar-se, porque vai ter que 'afinar' sózinho a aproximação final ao ponto, enquanto que o 'cola' pode logo perceber para onde tem que ir)! Ainda tentei com um arranque fulgurante numa aproximação a um ponto - mas foi um esforço inglório... Eles ainda lá ficaram...

Acabei por ficar em quarto, atrás dos 2 'colas'...

1 Comments:

At 5:10 da tarde, Blogger a joaninha voa voa said...

OHHH bem dizias... mas 4º já não é mau e ainda agora começou a época =)

 

Enviar um comentário

<< Home