As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, setembro 02, 2007

O desaire de Dubrovnik

As férias de Verão, este ano, foram na Croácia. Apenas uma semaninha (de 18 a 26 de Agosto) é certo, mas que me souberam pela Vida!

Claro que o geocaching foi incluído no programa. Com alguma dificuldade, porque, apesar do potencial absolutamente brutal do país (é lindo!), as caches não abundam na Dalmácia (a região onde estive primordialmente), mas, apesar de tudo, ainda levei algumas coordenadas no meu GPS. A maioria delas, no entanto, revelou-se um pouco distante do nosso trajecto e, como tal, acabou por ficar de lado. A única excepção foi Dubrovnik.

Dubrovnik é uma antiga cidade-estado do Adriático, actualmente um enclave da Croácia, encaixado no territória da Bósnia-Herzegovina e da Sérvia-Montenegro - e é fabulosa! E, no meio daquelas muralhas do século XVI, impressionantes pela força que transmitem, juntando-se às ruas, palácios e casas da cidade como se fossem uma só, estavam duas caches bem antigas, de um tempo em que estas caches eram permitidas - 2 virtual!

As 'virtual' são caches que, como o nome indica, não estão lá fisicamente. Para as logar, o visitante tem que tirar uma fotografia, apontar uma frase, que faça qualquer coisa indicada na página da cache que, efectivamente, prove ao owner que esteve lá. E, só depois, com autorização dele, logar a cache.

E é daí que vem o "desaire de Dubrovnik" é que, depois de ter feito uma das caches tirando a fotografia da praxe e anotando a data na torre do relógio, na praça central, enquanto que os meus amigos esperavam pelas nossas bebidas na esplanada em frente, e ter feito a outra levantando-me às 7 da manhã, para ir para a entrada do porto antigo e anotar as frases escritas numa rosa dos ventos... quando cheguei a Lisboa e, sem me aperceber, deitei para o lixo o papel onde tinha anotado tudo!!!!

Enfim, lá seguiram para os owners umas descrições e fotos dos locais, mas estou pessimista que eles me dêem autorização para logar - mas, valeu, como sempre no geocaching, pelo magnífico local onde cachei!