Parque Urbano da Quinta da Carreira
Abriu! Hoje!
O Parque Urbano da Quinta da Carreira. Ou a primeira fase, vá!
Um sonho antigo. Literalmente, Desde que nasci que aqueles terrenos, no centro de São João do Estoril, estavam abandonados. Cruzados por atalhos, onde se passeavam os cães, e se temia o que iria acontecer ali, num espaço abandonado, mas verde, e com tanto potencial. Uma urbanização, uma via rápida para desviar o trânsito do centro do Estoril, os temores tinham vagas que eram sentidas e discutidas por todo o burgo.
Entretanto, eu cresci. De ver os terrenos do quarto andar da torre onde morava com os meus pais (a primeira casa que conheci), com uma vista privilegiada para os rebalhos de ovelhas que por ali passavam (início da década de 80, os gatos, uma ou outra horta numa sua extremidade, passei a cruzar os caminhos de bicicleta, ou a correr. E a sonhar que ali se fizesse um parque.
Muitos anos passaram. E o parque nasceu. Hoje foi aberto. Esta manhã dei a minha primeira corrida (curta) por lá. A volta é curta (500m) - acho que, quando ficar concluído, uma volta completa será de pouco mais de 1000m.
Soube bem pisar aquele terreno, agora reconvertido em parque. Sentir o cheiro a terra. Ver as árvores e perceber que nenhuma tinha sido derrubada. Que o espaço está cuidado e arranjado. Para usufruto da população em geral.
Sabe bem quando as coisas se passam assim.