As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

terça-feira, agosto 30, 2011

Glaciar Perito Moreno


Eu adoro glaciares! Acho que esta é a primeira afirmação que se impõe. E, depois, deixem-me dizer-vos, este glaciar é lindo!

Vamos ser sinceros - eu acho que ele sabe disso. É um glaciar vaidoso, que, qual top-model, gosta de se mostrar, orgulhoso das suas formas. Com 5 quilómetros de frente, a cair sobre um lago gigantesco de cor azul-esverdeada límpida, em frente a um miradouro privilegiado em terra firme na Península de Magalhães, alonga-se numa extensão de 30kms, visível até às montanhas que o originam, lá ao fundo, branco azulado de gelo profundo contra branco de neve montanheiro.

É escusado dizer que adorei este canto perdido no meio da Patagónia, onde este glaciar gigante e fotogénico nasce encostado aos Andes, antes de terminar no fabuloso Lago Argentino!

segunda-feira, agosto 29, 2011

Os grandes espaços






Olha-se em volta. Vê-se a margem, um lago grande de águas cristalinas e, na outra margem, um cordão de montanhas nevadas. 5 / 6 quilómetros, no máximo. Pensei em alugar um kayak para ir até aquele lado - até que uma voz da razão me perguntou se seria aconselhável tentar atravessar de kayak um lago com temperaturas próximas de zero sem um fato de neoprene... E, depois, dizem-me a distância - aquelas montanhas, que parecem já ali, estão a mais de 30 quilómetros.


Na Patagónia, o Mundo ganha uma dimensão diferente. Os nossos olhos percorrem a planície, enquadrada por montanhas nevadas, e vemos a imensidão, aqui e ali uma quinta, um lago gigantesco de azul que rivaliza com o céu, e a estrada que segue até ao infinito. Sentimos pequenos... e, ao mesmo tempo, parte de algo grande.







sábado, agosto 20, 2011

Zhong Shan


Na quarta-feira, levantei-me mais cedo, e fui tirar fotografias para o Zhong Shan Park, mesmo ao lado do hotel. Um autêntico prazer relaxante, caminhar por toda aquela gente a aproveitar para descontrair numa quente e húmida manhã de Agosto.




segunda-feira, agosto 15, 2011

Correr em Xangai - parte II


Domingo é o melhor dia para correr em Xangai - muitas fábricas deixam de laborar no Sábado e, portanto, a poluição assenta.

Zhongshan Park é perto do hotel. E foi um prazer correr pelos caminhos estreitos, passando por pessoas de todas as idades a praticar tai chi, a ter aulas de dança, a jogar badmington, passear, rezar a árvores (e que grande plátanos há ali, a lembrar-me tão bem a "minha" praceta junto a casa dos meus avós), gritar mandamentos, vender tudo e mais alguma coisa,... Foi bom dar umas voltas, procurando não ser muito afectado pela humidade extrema (que costuma "matar" as minhas corridas nestes ambientes), e aproveitando uma chuva ligeira que começou a cair a meio da corrida. Foi um prazer correr neste parque - senti-me mais perto da China!

sexta-feira, agosto 12, 2011

Hayao Miyazaki


Para quem admira o fabuloso trabalho do realizador Hayao Miyazaki, uma pequena entrevista na CNN. Enjoy!




terça-feira, agosto 09, 2011

Correr em Xangai


Correr em Xangai é correr no ginásio, numa passadeira, a fugir da nuvem de poluição que cobre a cidade, e ficar estafado do calor e da humidade...