40º e a pedalar na Ota
Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!
Este ano, o CITO foi no Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros, ao longo de uma Pequena Rota, a PR da Valicosa, a poucos quilometros de Porto de Mós. Mais uma vez, um eevnto muito bem organizado, que contou mesmo com a presença de elementos do PNSAC para nos dar o apoio necessário. E bem que precisámos dele porque, pela primeira vez... não conseguimos acabar a tarefa!!!
Eu acalentava o velho sonho de, numa destas acções, encontrar e levar para o lixo um frigorífico. Cumprido! Bem como duas máquinas de lavar, vários sofás, incontáveis pneus, um volante, dezenas de bidons de ferro carregados do mais variado lixo, milhares de garrafas, arames, dois cães mortos (pobres bichos), baterias de automóveis,... O lixo encontrado foi tanto que conseguimos improvisar um 'carro' e esgotámos a capacidade de transporte - ficámos sem sacos de plástico pretos! Ainda conseguimos transportar mais umas valentes dezenas de quilos com o auxílio dos... bidons de ferro que lá tinham sido despejados mas, a partir de certa altura, estes já se desfaziam nas nossas luvas...
Como é que é possível que, num país cheio de gente supostamente civilizada, em que há lixeiras regulamentadas, serviços municipalizados de recolha de lixo e 'monstros', informação sobre o que fazer com os detritos e os seus perigos, se despejem toneladas (porque foi isso o que encontrámos!) de lixo numa curva de uma estrada que atravessa um parque natural? E não me venham dizer que a culpa é das autoridades, porque a forma como tratamos o nosso lixo começa em cada um de nós!
P.S.- Fotos de geocachers envolvidos no CITO