As crónicas do Lynx

Uma colecção de pequenas crónicas dedicadas a uma grande paixão de sempre: Viver essa maravilhosa aventura que é o dia-a-dia!

domingo, setembro 30, 2012

Tenho que rever os meus treinos de distância

Hoje corri os 21Ks da Meia Maratona da Vasco da Gama. Estava um calor terrível (mais de 27ºC), não gostei do percurso (muito linear e "de fazer quilómetros"), ba ba ba... A verdade é que corri em 2h11m50s, o que está longe de ser um tempo magnífico. Mas, a isto, junta-se o facto de que, nas últimas vezes em que corri distâncias iguais ou superiores a 10Ks, não consegui melhorar o meu tempo.

Ou seja, o meu treino tem que mudar. Tenho que começar a preparar-me melhor. De forma diferente. Distâncias maiores (mais de 15Ks para uma prova de 21), séries,... Vai ser giro!

domingo, setembro 23, 2012

Corrida da Linha

Mais um percurso de corrida pela Marginal - mas, desta vez, um pouco diferente do habitual. Porque, hoje, corri na "minha Marginal", no percurso entre Carcavelos e Cascais. Um bom percurso, fresco e em que apenas algum vento que apanhamos nalgumas zonas mais desprotegidas (e a humidade de hoje) foi um (pequeno) obstáculo. De resto, e para além de um percurso extremamente bonito, parece ser ideal para quem queira fazer um "tempo-canhão"!

sábado, setembro 22, 2012

Clube dos multi-continentes

Um dos bloggers que sigo no Twitter é um viajante profissional (basicamente, é um blogger de viagens, que vive do tráfego, publicidade e patrocínios). Ele tem uma lista de pessoas que encontrou em mais do que um continente.

Inspirado, resolvi fazer também a minha. Com uma pequena regra - não valem pessoas da minha equipa profissional, que encontro em contextos profissionais, ou pessoas que viajaram comigo, saindo de Lisboa.

E a lista é:

3 Continentes:
- Jully Kim - ser minha namorada ajuda, mas o facto de viver "longe como tudo", não. Mesmo assim, é uma de duas pessoas que está nesta lista, por já a ter encontrado (sem termos saído juntos de Lisboa, e em contexto pessoal) na Europa (Portugal e Espanha), América do Norte (Nova York) e América do Sul (São Paulo). 
- Susana Coerver - já nem me lembrava, mas, a verdade, é que, para além da Europa, já estive com a Susana em Nova York (mítico jantar na "Hamburger Joint", a comer cheeseburgers) e São Paulo (agora que ela se mudou para lá!)

2 Continentes:
- Sara Oliveira - encontrei a minha antiga chefe de forma completamente fortuita na Europa e América do Sul (São Paulo)
- Filipe Gonçalves - exactamente igual à descrição anterior e até foi na mesma viagem, com um dia de diferença
- Catarina Azevedo - os nossos jantares em São Paulo já têm uma aura mística
- Marina Risi - Portugal, São Paulo e Rio de Janeiro.
- Teresa Antas e Luis Rio - ter bons amigos e colegas de trabalho de férias na Argentina enquanto que eu lá estava a trabalhar dá direito a momentos especiais.

É uma sensação estranha, encontrar do outro lado do Mundo pessoas que "pertencem" a outro lugar. Por isso esta lista, uma colecção de experiências únicas.

terça-feira, setembro 18, 2012

Como combater o jetlag

Com um jet lag de 6 horas depois de vir da Colombia, e sérias dificuldades em adormecer na noite de Domingo, recordei ontem a melhor forma de chamar o sono a horas decentes - não há nada como uma corrida de 10Ks a ritmo elevado 3 horas antes de ir para a cama. A seguir, dorme-se que nem uma pedra!

quarta-feira, setembro 05, 2012

Alex Zanardi, venceu a medalha de ouro na prova de corrida em cadeira de rodas em que participava

Roddick e Federer

Andy Roddick acabou de se retirar do ténis profissional, com 30 anos, depois de uma ilustre carreira - apesar de, diga-se em abono da verdade, não tenha feito nada de especial nos últimos 5 anos (excepto um Masters em 2010). Agora, o que é mais surpreendente, é que Roger Federer, com 31 anos, é número 1 do Mundo e seja um dos favoritos para ganhar o Open dos EUA... A explicação para isto - na minha opinião, uma das razões é a força de Federer em aprender e continuar a melhorar. Lembro-me perfeitamente de, há 1 ano, estar a pensar que o Federer era fabuloso, porque estava a alterar o seu jogo - estava a fazer amorties, a começar a usar o serviço para o corpo,... - e ia-se retirar em menos de 1 ano (já estava na idade). Hoje, acho que essa evolução contínua (que Roddick não teve, nunca adaptando o seu jogo às novas tendências) está a prolongar a longevidade da carreira do melhor jogador de sempre! E isso pode aplicar-se a tantas coisas na Vida!

segunda-feira, setembro 03, 2012

Correr em Cartagena

Sair do hotel, atravessar a Praça da Torre to Relógio, olhar para o sítio onde ontem estivemos a beber uns copos e a ver dançar salsa ("os gringos não sabem dançar..."), passar à frente da Câmara Municipal, olhar para a Igreja de São Pedro, continuar em direcção às muralhas, subir, é ingreme, correr pelo topo, cruzar as portas das muralhas, os bastiões com os cafés e restaurantes, os canhões, epá que está calor, são só 32C e uma humidade brutal, sair da muralha porque o caminho é demasiado estreito, voltar a subir mais à frente, continuar, sempre, devia ter trazido água, o que é que aquele tipo está ali a fazer naquele canto?, afinal é só alguém a dormir à sombra, continuar, descer da muralha na zona onde ela foi derrubada, entrar pelo casario, ruas estreitas, muita gente, animação, cor, América Latina, estou cansado mas estou a correr há pouco tempo, é da humidade e calor, sempre em frente, se calhar não, isto é um labirinto, espera, era por ali, devia ter um mapa de orientação deste sítio, continuar, esta é já a rua do hotel, ainda bem!, parar, acabei!, que bom!, adoro correr em sítios novos!, feliz!, a pingar suor...